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Como Vender mais Energia Solar mesmo sem ter o menor preço

por Thalita Soares - Instituto Solar



Saber vender mais Energia Solar é essencial, pois o mercado está só crescendo. Com isso a concorrência de produto e serviços está alavancando.

É por esta razão que você tem que buscar se diferenciar e aprimorar suas técnicas para conseguir vender Energia Solar mesmo sem ter o menor preço de mercado.


Fonte: Gs Construtora



Saiba fazer boas Negociações


Em geral, os projetos de instalação de energia fotovoltaica tem uma certa “receita de bolo” para serem feitos e executados, mas quando você analisa a área comercial não existe definido uma receita que vai te guiar.


Apesar disso, é necessário que você, um empreendedor solar, integrador ou outro profissional do setor que possua negócios, saiba negociar e vender seus serviços.

Se não existe uma receita de bolo, o que deve-se procurar fazer para se tornar um bom negociador?


Quando se trata de vendas de Energia Solar, um tipo de vendas complexas, e outro tipo também de venda simples, é bastante importante que você tenha uma formação técnica.

Mas isso não quer dizer, que se você não possuir cursos específicos da área, não se tornará um bom vendedor.


Na verdade, o essencial é que você saiba analisar com propriedade o setor comercial do seu negócio.


No caso a formação técnica, ela irá te ajudar a entender muito mais sobre a área que você quer abordar em suas vendas.


Mas o que significa analisar bem o comercial?


É construir um funil de vendas bem estruturado para o seu negócio, definir metas e visões, organizar sua equipe comercial e definir bem o perfil do cliente.


Vale lembrar que você vai tratar com pessoas e isso vai envolver uma venda muito mais difícil de fechar, por conta de muitas objeções que os mesmo podem fazer.


Fonte: Blog Inove Sempre


Outro detalhe para fazer boas negociações é entender que para cada cliente a abordagem deve ser diferenciada.


Cada caso é um caso. Pois a dores são outras e a motivação para querer aquele sistema fotovoltaico instalado, por exemplo, é exclusiva.

Se você tiver em mente que deve tratar seus clientes da mesma maneira, não vai fechar negócios.


As pessoas se sentem mais seguras de comprar de alguém que entende o que ela realmente precisa e apresenta as propostas de maneira mais confiante.

Logo é essencial que o vendedor tenha pleno conhecimento sobre o mercado na qual ele está trabalhando.


Por exemplo, você pode ser o melhor vendedor do mundo, ter estudado várias técnicas de marketing e de gatilhos mentais, mas se não souber sobre o setor de Energia Solar, não conseguirá demonstrar confiança sobre o produto que está vendendo.


Então, procure pesquisar bastante, está sempre em contato com outros empreendedores do ramo, participar de eventos de Energia Solar e fazer cursos relacionados.


Tudo isso vai te ajudar a responder adequadamente dúvidas e vencer objeções de seus clientes e vender muito mais.



E como se diferenciar da Concorrência mesmo sem ter o Menor Preço?

Como você viu anteriormente umas das coisas mais importantes para fazer boas negociações é aprender mais técnicas comerciais.


Mas você também tem que buscar entender sua concorrência e o que eles estão oferecendo e porque seu produto é diferenciado.


É utilizar a concorrência como uma forma de estratégia para alavancar suas negociações.

Muitos clientes poderão perguntar “Porque o seu produto é mais caro do que a empresa tal? Porque eu deveria comprar de você não do seu concorrente?”


Essas argumentações são comuns em vendas, principalmente na Energia Solar, onde há necessidade de fazer um investimento que para alguns não é tão barato.


É nesse momento que você tem que mostrar todo o domínio que você possui sobre o Mercado Solar e principalmente sobre o seu produto que está vendendo.


Um dica é sempre exemplificar com Cases de Sucesso anteriores, mostrando o porquê de ser diferente.


É importante que você deixe claro para o seu cliente que o valor que você irá entregar a ele é muito maior do que o valor do seu serviço em si.


Para isso, é necessário conhecer bem o perfil da sua persona, pois assim saberá com detalhes o que exatamente ele está precisando e você irá oferta algo único a ele.


Outra atitude que você deve tomar é trazer para o cliente a sensação de segurança pós venda.


Muitos negócios são fechados, mas o empreendedores esquecem que vender vai além de desenvolver uma relação comercial.


Lembro novamente que você vai lidar diretamente com pessoas, que possuem sentimentos, inseguranças e desconfianças.


Se diferenciar da sua concorrência nesse caso, é fazer uma abordagem mais profunda com o seu cliente, garantindo muito além do que qualidade do serviço.


É oferecer assessorias, consultorias e materiais para ele se tornar mais confiante de fechar negócio com você.



Fonte: jamesthesolarenergyexpert



Na área de Energia Solar, muitas vezes, o cliente não está procurando por preço, pois sabe que a manutenção e instalação de um SFV possui um custo que dependendo do tamanho sistema é elevado.


Mas esse cliente acaba se decepcionando com os atendimentos, com as execuções, durante a instalação e com várias situações incompetentes.


Para se diferenciar você tem que ter um bom discurso.


Um que mostre de fato que você, ou sua empresa, é capacitada para vender aquele equipamento/serviço.


Compreender normas e funcionamento técnico e aprender soluções presentes nas regulamentações, por exemplo, é de suma importância para estruturação da credibilidade do seu negócio.


Todas essas atitudes irão culminar em mais vendas, mesmo que você não tenha o menor preço do mercado.



por Thalita Soares - Instituto Solar

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